Trimestre supera igual período de 2008

As vendas e a produção de caminhões superaram, em março e no primeiro trimestre deste ano, os volumes de idêntico período de 2008, considerado o melhor ano da indústria. Falta recuperar o resultado de exportação, aquém dos atingidos naquele ano.

Na comparação mensal foram produzidos em março 17 mil 5 veículos comerciais, volume 21% maior do que as 14 mil 051 unidades que saíram das linhas de montagem das fabricantes no mesmo mês de 2008. No acumulado do primeiro trimestre de 2010 a indústria fabricou 41 mil 964 caminhões, alta de 12% ante os 37 mil 208 do mesmo período dois anos atrás.

Este ano as vendas em março somaram 16 mil 709 unidades, o que representa crescimento de 50% com relação ao mesmo mês de 2008, quando foram comercializados 11 mil 124 caminhões. No comparativo dos primeiros trimestres este ano foram entregues aos concessionários 39 mil 154 veículos, resultado 33% superior ao atingido em igual período daquele ano, 29 mil 266 comerciais.

A demora na recuperação dos principais mercados com os quais o Brasil mantém relações comerciais é o que atrapalha o resultado geral. Em março foram exportados, para países como Argentina, Colômbia e México, 2 mil 164 caminhões, volume 32% aquém dos 3 mil 184 que deixaram o país no mesmo mês de 2008. No primeiro trimestre daquele ano as vendas externas atingiram 8 mil 660 unidades, volume 47,4% acima dos 4 mil 555 comerciais embarcados no mesmo período deste ano.

Apesar de tudo as exportações, este ano, vêm demonstrando recuperação com relação ao ano passado. Em sua última coletiva à imprensa como presidente da Anfavea, na quarta-feira, 7, Jackson Schneider disse ser “cedo para classificar o aumento como uma recuperação robusta”. E advertiu que o País corre o risco de perder parte de sua participação quando os mercados voltarem a crescer. Os motivos, na opinião de Schneider, seriam o alto custo de produção e a possível entrada de asiáticos na disputa pelos mercados.

fonte: Autodata


Busca do site

Busca

VDR-Web / VDO On Board

VDR-Web / VDO On Board

O VDR-Web / VDO On Board é um serviço de gerenciamento de frotas online da VDO, acessível a partir de qualquer computador.

Starter Kit

Starter Kit

O Starter Kit VDR-Web é uma solução eficiente e prática para o cliente que busca uma solução mais simples e robusta.

Sistema de Verificação de Etiquetas

Sistema de Verificação de Etiquetas

Solicite a autenticidade ou reimpressão das etiquetas dos Tacógrafos VDO/Continental através da ferramenta de verificação automática!