Balanço Anfavea/Caminhões - Demanda de caminhões continua em alta

por Maira Nascimento,

O segmento de caminhões permanece em forte ritmo de vendas. De acordo com a Anfavea, em julho foram emplacadas 14,7 mil unidades, volume 51,2% acima do registrado no mesmo mês do ano passado. Em 22 dias de negociações, a média de licenciamentos diários foi de 668 caminhões, 58,1% de alta. Apesar dos números significativos, Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, lembra que a base de comparação é muito baixa, pois o setor de veículos comerciais foi o que mais sofreu com os reflexos negativos das turbulências financeira: “Na verdade, estamos retomando os volumes de antes da crise.” No atacado as vendas de caminhões somaram 13 mil 760 unidades, avanço de 58,5% com relação a julho do ano passado.

De janeiro a julho, 85,7 mil caminhões ganharam as ruas, um crescimento de 53,3% sobre o mesmo período do ano passado. Nos sete meses, a média diária apresentou porcentual igual em função da mesma quantidade de dias: 146. As vendas no atacado, representativas para determinar a demanda do mercado de transportes, totalizaram 96,6 mil unidades até julho, 64,7% de aumento com relação ao mesmo acumulado de 2009. O volume já supera o que foi comercializado em dez meses do ano passado.

As vendas anualizadas no atacado somaram 152 mil unidades, 37% mais do que no período anterior.

As exportações de caminhões também seguem em alta. Em junho, embarcaram 2 mil 835 unidades para outros mercados, aumento de 80,5%, enquanto que no acumulado do ano seguiram para outros países 12 mil 652 caminhões, alta de 79,1% com relação ao mesmo volume de 2009. Para atender aos mercados internos e externos, as fabricantes estão com as linhas de montagem aceleradas. De acordo com a Anfavea, as fábricas montaram 17 mil 677 caminhões em julho, 83,2% acima da produção do mesmo mês do ano passado. Em sete meses, foram produzidas 107,2 mil unidades, 69,3% de alta com relação ao mesmo acumulado de 2009.

fonte: AutoData


Busca do site

Busca

VDR-Web / VDO On Board

VDR-Web / VDO On Board

O VDR-Web / VDO On Board é um serviço de gerenciamento de frotas online da VDO, acessível a partir de qualquer computador.

Starter Kit

Starter Kit

O Starter Kit VDR-Web é uma solução eficiente e prática para o cliente que busca uma solução mais simples e robusta.

Sistema de Verificação de Etiquetas

Sistema de Verificação de Etiquetas

Solicite a autenticidade ou reimpressão das etiquetas dos Tacógrafos VDO/Continental através da ferramenta de verificação automática!