EXTRANET 
Home Fique por Dentro Dicas Preenchimento do Disco Diagrama
Preenchimento do Disco Diagrama

 O disco diagrama constitui-se de um item tão importante quanto o tacógrafo. O disco é considerado a essência do tacógrafo e sem ele o equipamento perde por completo sua função de registrador de velocidade e tempo.Sua correta utilização evita transtornos e multas.

95f6b2b0e0884591bcfb2cc322bfa8ee.jpg

Muitas vezes o usuário é surpreendido por exigências durante a fiscalização do tacográfo que ele sequer imagina que era obrigado por lei a cumpri-las.
 
Desde o simples preenchimento do seu nome até seu correto armazenamento depois do uso são previstos e exigidos pelas resoluções e portarias em vigor.

A VDO tem algumas dicas de utilização que podem evitar enormes dores de cabeça e até mesmo a retenção do seu veículo.
 

Preenchimento:

A primeira dica é o preenchimento correto da região central do disco.Saiba você que a região central do disco possui alguns símbolos que tem significados bem específicos e existem para ajudá-lo nesta tarefa.Veja a seguir como a região central é preenchida corretamente:

 370aa66bde7e426f9325351af52a1d41.jpg

Importante:

O símbolo em frente de cada número é universal e qualquer agente de fiscalização consegue identificá-los facilmente.

Sempre faça a opção de preencher o nome do motorista e a placa do veículo. Números  de registro e de patrimônio podem ser reaproveitados pela empresa e não tem qualquer veículo.

Legislação:

O disco diagrama tem sãs características, funcionamento, aplicação e armazenamento definidos na legislação e normas técnicas. Dentre elas podemos citar a "Resolução CONTRAN 92/99 (Incluindo o anexo I)", o "Regulamento Técnico Metrológico do INMETRO, definido pela portaria 201/04" e as "Normas ABNT 15365 e 15266-1/16".

Estas leis e normas especificam como os discos diagrama devem se comportar quando imersos em líquidos, expostos a alta temperatura, quando são armazenados por longos períodos, suas especificações de tolerâncias e dimensões e tolerâncias para as escalas de velocidade, distancia e tempos.
 
Todas são muito importantes, mas a "Resolução CONTRAN 92/99" determina como o tacógrafo e os discos diagramas devem ser fiscalizados e oque deve ser  exigido durante a fiscalização .

Para maiores informações acesse o site:

- Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN): www.denatran.gov.br

 

Sobre a Continental | Mapa do Site © Continental Automotive Solutions LTDA. Política de privacidade | Termo de Uso